O profissional licenciado em Física no IF
Farroupilha deve possuir uma base teórica, técnica e tecnológica sólida na sua
área específica de formação, assim como no campo pedagógico, tendo uma formação
humanística e cultural ampla integrada à formação técnica, tecnológica e
científica, constituindo a totalidade do sujeito. Como professor, deve ser um
profissional intelectual, crítico, ético, reflexivo e pesquisador, comprometido
com os eixos integradores entre os conhecimentos de distinta natureza, e com o
processo de ensino e aprendizagem, visando à formação de cidadãos capazes de
contribuir com as transformações no âmbito local/regional, para um
desenvolvimento sustentável na formação de um sujeito autônomo e solidário,
apto para o exercício da cidadania e qualificado para o trabalho.
Esse profissional da educação deve ter desenvolvido
competências para orientar e mediar o processo ensino e aprendizagem nos
diferentes espaços, níveis e modalidades de ensino; acolher, respeitar e
dialogar com a diversidade cultural, modos de ser e pontos de vista divergentes
existentes na comunidade escolar e social; propor e incentivar atividades de
enriquecimento social e cultural; desenvolver práticas investigativas; elaborar
e executar projetos em educação; utilizar e propor metodologias balizadas pela
pesquisa educacional contemporânea, bem como promover o trabalho cooperativo,
estando apto a prosseguir seus estudos em programas de formação continuada e
pós-graduação de forma propositiva e dinâmica.
Seguindo este contexto, o perfil do professor a ser
formado pelo IF Farroupilha – Campus São Borja é o de um profissional que se
dedique preferencialmente à formação e à disseminação do saber científico em
diferentes instâncias sociais, seja por meio da atuação no ensino escolar
formal, seja em espaços formativos alternativos.
Para atingir esse perfil, o licenciado em Física
deve dominar diversos instrumentos didáticos, tais como a utilização de vídeos,
softwares, textos e outros meios de comunicação, e utilizar o instrumental
(teórico e/ ou experimental) da Física em conexão com outras áreas do saber.
Ainda, o egresso deverá estar habilitado para:
• Promover o desenvolvimento das competências
previstas para os alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos, a
partir da compreensão das expectativas de desenvolvimento e aprendizagem
específicos dos alunos dessas etapas da escolaridade;
• Compreender o papel do recorte específico da sua
disciplina na área de organização curricular em que se insere;
• Selecionar e organizar conteúdos de sua
área/disciplina, de modo a assegurar sua aprendizagem pelos alunos do Ensino
Médio Regular e da Educação de Jovens e Adultos a partir de uma sólida formação
nos diferentes aspectos de sua área, destacando seu objetivo, seus conteúdos,
sua historicidade, seus métodos de investigação;
• Compreender e aplicar o princípio da
contextualização do conhecimento escolar como estratégia propiciadora da
aprendizagem, selecionando contextos, problemas e abordagens que sejam
pertinentes à aprendizagem de cada saber disciplinar e adequada à etapa de desenvolvimento
do aluno;
• Trabalhar os temas que são transversais ao
currículo do Ensino Médio Regular e da Educação de Jovens e Adultos, tanto em
sua área específica como no convívio escolar;
• Compreender as relações entre professor, aluno e
saber a ser ensinado e propor/escolher sequências didáticas adequadas ao
desenvolvimento e aprendizagem de alunos nessas etapas da escolaridade;
• Planejar e gerenciar o tempo, o espaço e as
rotinas escolares, selecionar e usar recursos didáticos adequados e estratégias
metodológicas, a partir da compreensão dos temas didáticos como os acima
indicados, da observação, da tematização e da reflexão sobre a prática tal como
entendida neste documento;
• Analisar as produções dos alunos e interpretar o
significado dos “erros”, para fazer intervenções apropriadas que façam os
alunos avançarem em suas hipóteses, a partir do conhecimento sobre
desenvolvimento e aprendizagem e do confronto entre esse conhecimento e a
aplicação de teorias e práticas didáticas;
• Trabalhar com alunos com deficiência, na
perspectiva da inclusão, a partir da adaptação curricular das diferentes áreas
de conhecimento às necessidades específicas desses alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário