segunda-feira, 3 de julho de 2017

Projeto Astronomia na Escola Participa de Evento em Escola Municipal

 
 
No dia 29 de junho de 2017, o Projeto de Extensão Astronomia na Escola participou da I Mostra Científica e Cultural da Escola Municipal Vicente Goulart. O evento foi realizado pela primeira vez na escola, tendo como tema “Construindo ideias sobre a sustentabilidade”.
 
O projeto, coordenado pelo professor Mairon Machado, esteve presente com uma Sala Temática sobre o Sistema Solar. Nela, foram apresentados aos alunos, pais, servidores e comunidade geral ligada à escola Vicente Goulart, diversas atividades desenvolvidas pelo Projeto de Ensino Clube de Astronomia, também coordenado pelo professor Mairon.
Especificamente para o evento, foram apresentados:
I – Maquete sobre dimensões, alusiva as distâncias entre os planetas no sistema solar
II – Maquete das rotações dos planetas em relação ao Sol
III – Maquete e simulação eletrônica de eclipses solares e lunares
IV – Material tátil para deficientes visuais perceberem as diferentes fases da Lua.
 
 
O projeto participou intensivamente do evento, das 08 da manhã até às 21 horas, e contabilizou a visita de aproximadamente 300 pessoas, desde alunos e professores, até pais e comunidade geral. Para as crianças dos primeiros anos, foi disponibilizada ainda, gratuitamente, fotos com um foguete construído pelo Clube de Astronomia, como forma de incentivar as futuras gerações o interesse pela Ciência.
 

Os alunos que auxiliaram o professor Mairon durante a atividade fazem parte de ambos os projetos, sendo os mesmos: Bruna de Paula Cerentini, Cátia Andressa Fortes Buzanello, Kelen Kruger, Rosiane Carneiro da Rosa e Suen Correa. Para o professor Mairon, “Foi uma grande oportunidade de levar um pouco do que estamos realizando em dois projetos distintos em nosso campus, e ainda, perceber que a dura realidade do ensino e da educação no Brasil está bastante prejudicada. Enquanto os governantes pensam apenas em seus bolsos, é uma lástima ver que crianças de pouco mais de 6 anos ainda estão indo para a escola apenas por conta da merenda. É necessário mais apoio e incentivo para o ensino e a pesquisa, já que a vontade de levar as atividades às escolas, e o retorno animado e curioso dos alunos e demais visitantes, demonstram que sim, é possível acreditar no desenvolvimento do país através da educação”.
 

Essa é a segunda visita que o projeto realiza esse ano, sendo que outras já estão agendadas, e em breve estarão sendo divulgadas aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matrículas - 2023/2

Matrículas Online Abertas para o Semestre Letivo 2023/2! Olá, estudantes de Física! Eu sou Thiago Nunes Cestari, o coordenador do Curso de L...