segunda-feira, 29 de maio de 2017

VI Semana Acadêmica das Licenciaturas é Sucesso de Público


A VI Semana Acadêmica das Licenciaturas teve um recorde de participação de público nas palestras e oficinas, bem como um grande número de convidados externos ao Instituto Federal Farroupilha. Foram cinco dias agitados de evento, com muito conhecimento, discussões, aprendizagens e emoções.

Neste ano, em especial, a comissão organizadora fez sorteios de brindes para os participantes, e conseguiu agregar diversos palestras externos ao IF, mostrando o crescimento do evento.


Professora Marcia (acima) e oficina do Clube de Astronomia (abaixo)
O primeiro dia de evento abriu com a palestra "Tendências no Ensino e na Pesquisa em Educação Matemática no Brasil", com a profa. Dra. Márcia Souza da Fonseca, da UFPEL, que mostrou um pouco de seu trabalho relacionado com o Ensino. A palestra ocorreu na sala 402 do prédio de ensino do Campus São Borja. Na sequência, as turmas se dividiram em dois grupos. Um deles assistiu a oficina "O Que Somos No Universo?", com o Clube de Astronomia, realizada no pátio do Instituto. Os alunos do projeto de ensino apresentaram como constitui-se o Sistema Solar, e algumas características fundamentais dos planetas desse sistema. Ao mesmo tempo, os demais participantes do evento discutiam problemas sobre o ensino ainda com a professora Márcia.

Professor Joaquim (acima), professora Sandra (centro) e oficina com professor Pedro André (abaixo)
Na terça-feira, o segundo dia de Semana Acadêmica começou com a palestra "Ciência dos Daos: Between the Big Picture and the Big Data, Science", com o prof. Dr. Joaquim Vinicius Carvalho Assunção, do Campus São Borja, que trouxe as novidades do mundo da Informática para os participantes. Em um segundo momento, ocorreram em paralelo as oficinas "Uma Breve Introdução ao R", com o prof. Dr. Joaquim Vinicius Carvalho Assunção, do Instituto Federal Farroupilha, "Cosmologia Indígena", com profa. Ma. Sandra Maers e Izabel Espíndola Barbosa, presidenta do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), ambas do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja, e"Fragmentos de Aulas Criativas", com  prof. Me. Pedro André Pires Machado,  e o graduando Rodrigo dos Santos Pacheco.

Professora Leila (acima); Professores Frank e Alexsandro (centro); Professoras Aline e Carine (abaixo)
O terceiro dia de eventos iniciou com a palestrante da Universidade Federal de Santa Maria, Dra. Leila Maria Araújo dos Santos, com a palestra geral "Docência Conectada: A Humanização das Tecnologias na Formação dos Professores". As oficinas "Conhecendo o Software Scilab", com prof. Me. Alexsandro Queiroz Lencina e prof. Me. Frank Jonis Flores de Almeida, ambos do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja, e"Noções Básicas Sobre a Utilização da Calculadora Casio FX-82MS", com profa. Ma. Aline Parigi e profa. Ma. Carine Manfio, ambas do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja, ocorreram em paralelo na sequência.

Professor José Rafael (acima), professor Mairon (centro) e oficina com professor Alex Leão (abaixo), no quinto dia da Semana Acadêmica
A chuvosa quinta-feira trouxe o palestrante Dr. José Rafael Bordin, que com o tema "O Comportamento Estranho da Água em Nanoporos e Como Podemos Usar Isto", mostrou as novidades que a Física está pesquisando para o desenvolvimento e contribuição em busca de soluções para a falta de água potável no mundo. Posteriormente, em paralelo ocorreram os minicursos "A Evolução dos Conceitos Matemáticos: Das Construções de Pitágoras ao Formalismo de Fibonacci", com prof. Me. Alex Sandro Gomes Leão, e alunos Franciele A. de Leon, Géssica M. Espindola, Mariliane M. Dalcin, Ricardo dos Santos Carpes e Wyctor C. Nunes, e "O Ensino de Matemática Sob a Perspectiva do RPG de Mesa", com o prof. Vanius Pinto, além da palestra "Marie Curie - Descobertas, Contribuições e Curiosidades de Uma Pioneira", com prof. Dr. Mairon Melo Machado.

Palestra da professora Marcia Barbosa (acima e centro);
Comissão Organizadora com a Prêmio L'oreal 2013 (abaixo)

O encerramento do evento contou com a presença de uma palestrante especial. Com o título "Mulheres na Ciência: Por que Tão Poucas?", a prêmio L'oreal 2013, profa. Dra. Marcia Cristina Bernardes Barbosa, do Instituto de Física da UFRGS, encantou os ouvintes que lotaram a sala 402, em uma discussão pertinente sobre a contribuição das mulheres para a Física e para a Ciência em geral. Por fim, ocorreu a oficina "Curriculo Lattes: Passo a Passo", com profa. Ma. Sandra Maders.


Parabéns à Comissão Organizadora do evento, que serve como exemplo para as próximas edições da Semana Acadêmica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matrículas - 2023/2

Matrículas Online Abertas para o Semestre Letivo 2023/2! Olá, estudantes de Física! Eu sou Thiago Nunes Cestari, o coordenador do Curso de L...